Maio de 2009: Internet: navegando com segurança e responsabilidade

 

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O Perfil dos estudantes mudou. Eles são imediatistas. assistem à televisão, fazem a lição de casa, navegam na internet, conversam com os amigos, tudo ao mesmo tempo. Eles possuem e-mail, blogs, fotologs, estão no Orkut e no Youtube, acessam sites, chats, criam comunidades on-line, enfim, recebem e enviam informações com grande facilidade. Como outros espaços públicos, a rede requer cuidados para proteger as crianças e os adolescentes.

Não ha dúvidas de que esse público está mais conectado com as questões atuais, pois recebe a cada instante grande número de informações e estímulos. A internet fez uma revolução na forma como as informações são geradas e disseminadas entre as pessoas. Ela conduz novos processos de produção, novas formas de diversão e um novo modo de pensar, agir e interagir.

Um outro ponto que merece ser citado é que a internet oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, de comunicação e socialização. O seu uso pode e deve ser estimulado, quando orientado para ser ético e responsável. Mas a sua difusão levanta também algumas questões, como privacidade, segurança, credibilidade dos dados e dos direitos autorais.

O grande desafio é conscientizar as crianças e os adolescentes de que alguns comportamentos na utilização dos meios eletrônicos são considerados crimes. Então, como trabalhar com os novos meios digitais, educando nossos alunos para o uso correto desses recursos?

Pensando nisso, realizamos aulas especiais com estudantes de Ensino Fundamental e do Ensino Médio, discutindo os limites éticos ao se utilizar dessa tecnologia, as regras básicas de segurança, os riscos que existem ao navegar na internet e como lidar com essas situações. Não ficou fora dessa proposta a discussão sobre bullyng e cyberbullyng. Os alunos aprenderam que podem ser vítimas ou autores da ação, dependendo de como utilizam a web. Além desses assuntos, ensinamos as formas de punições previstas na lei para esses e outros casos, como o plagio, por exemplo. O professor tem um papel importante neste novo cenário, por isso deve estar atento à legislação e às novidades.

É importante que a escola faça uso de filtros de conteúdos e que, durante as pesquisas escolares, os sites de interesse já estejam pré-selecionados pelos professores, para que os endereços acessados pelos alunos sejam seguros. A realização de trabalhos e pesquisas por meio de webquests é uma ótima alternativa. Cabe ao professor mostrar que a finalidade da pesquisa é fornecer conhecimentos para que os estudantes desenvolvam ser próprio raciocínio, ressaltando que pesquisar não é apenas copiar e colar.

Tomando-se os devidos cuidados e navegando com responsabilidade, os alunos podem ter uma experiência fascinante utilizando os recursos desta rede, comunicando-se com as pessoas, participando de comunidades virtuais, assistindo a vídeos on-line, escutando músicas, fazendo downloads, compartilhando arquivos, realizando pesquisas, jogando, etc.

Os usuários da internet desfrutam desses recursos, que trazem benefícios para a sociedade. Entretanto, alguns internautas utilizam práticas destrutivas, imorais e ilegais. Para alertar os estudantes sobre esses problemas, o professor em sala de aula, pode fornecer orientações que visam a segurança e a ética na utilização desse fabuloso recurso, tais como:

•Manter o sistema operacional sempre atualizado.
 
•Instalar um antivírus no computador, mantendo-o sempre atualizado.
 
•Colocar um antispyware, que evitará que informações pessoais saiam do computador sem o
  conhecimento do usuário.
 
•Deixar o firewall sempre ativado.
 
•Não divulgar senhas pessoais
 
•Tomar cuidado ao adicionar novos membros em lista de contatos, tanto em comunicadores
  instantâneos (Messenger e Skype), quando em comunidades virtuais (Orkut, Live Spaces e
  Facebook), pois os amigos virtuais podem ser bem diferentes na vida real.
 
•Ser cuidadoso ao fazer downloads, porque eles podem conter vírus, principalmente os
  arquivos executáveis (nomedoarquivo.exe - .pif - .bat - .scr - .com).
 
•Evitar abrir mensagens de estranhos (spam), pois elas podem conter vírus ou anexos que
  podem direcioná-lo para sites indesejáveis.
 
•Nunca clicar no campo lembrar senha, pois outras pessoas podem ter acesso aos seus
  dados pessoais.
 
•Não divulgar dados pessoais. sejam endereço. documentos e fotos, pois pessoas mal-
  intencionadas podem usá-los para fins ilegais.
 
•Tomar cuidado com quem se relaciona na internet.
 
•Respeitar as pessoas como gostaria de ser respeitado. Ofensas, bullyng (cyberbullyng), entre
  outras formas de agressões, também existem na internet.
 
•Reforçar que a internet não é uma terra sem lei e, em muitos casos, usuários com mas
  intenções são penalizados legalmente perante a justiça.
 
•Ao se sentir incomodado com alguma situação descrita anteriormente, o estudante deve
  denunciar. Existem sites especializados para esses assuntos, por exemplo o da associação
  SaferNet: www.safernet.com.br.

Sites interessantes para consultas
 
•Navegue Protegido: www.navegueprotegido.com.br
 
•Movimento Internet Segura: www.internetsegura.org
 
•Linha Defenciva: www.linhadefensiva.org

Cartilhas sobre segurança e ética na internet
 
•Cartilha do grupo CDI: www.cdipr.org.br/cartilha/
 
•Cartilha do HackerTeen: www.hakerteen.com/pt-br/enjoy-it/cartilha-10-dialogo-virtual.html
 
•Cartilha de Segurança para Internet do CERT: http://cartilha.cert.br
 
•Pilotando com segurança na internet (Seninha jogo download):
  www.navegueprotegido.com.br

Enfim, navegando com segurança e responsabilidade, a internet pode propiciar momentos agradáveis de aprendizagem, diversão e lazer. Cabe ao internauta a tarefa de tomar os devidos cuidados para se proteger e obter benefícios dessa maravilhosa tecnologia.

Monica Valls Indalêncio Moreira

Graduada em Pedagogia e Coodenadora de Informática da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (!º ao 5º ano) do Colégio Objetivo, além de fundadora do site www.professoramonica.com.br.

Esmeraldo Caniloi Júnior
Graduado em Processamento de Dados e Coordenador de Informática do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio do Colégio Objetivo, além de fundador do site www.informaticaeducacional.com.

 

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