O Perfil
dos estudantes mudou. Eles são imediatistas.
assistem à televisão, fazem a lição de casa, navegam
na internet, conversam com os amigos, tudo ao mesmo
tempo. Eles possuem e-mail, blogs, fotologs, estão
no Orkut e no Youtube, acessam sites, chats, criam
comunidades on-line, enfim, recebem e enviam
informações com grande facilidade. Como outros
espaços públicos, a rede requer cuidados para
proteger as crianças e os adolescentes.
Não ha dúvidas de que esse público está mais
conectado com as questões atuais, pois recebe a cada
instante grande número de informações e estímulos. A
internet fez uma revolução na forma como as
informações são geradas e disseminadas entre as
pessoas. Ela conduz novos processos de produção,
novas formas de diversão e um novo modo de pensar,
agir e interagir.
Um outro ponto que merece ser citado é que a
internet oferece oportunidades para o
desenvolvimento de habilidades cognitivas, de
comunicação e socialização. O seu uso pode e deve
ser estimulado, quando orientado para ser ético e
responsável. Mas a sua difusão levanta também
algumas questões, como privacidade, segurança,
credibilidade dos dados e dos direitos autorais.
O grande desafio é conscientizar as crianças e os
adolescentes de que alguns comportamentos na
utilização dos meios eletrônicos são considerados
crimes. Então, como trabalhar com os novos meios
digitais, educando nossos alunos para o uso correto
desses recursos?
Pensando nisso, realizamos aulas especiais com
estudantes de Ensino Fundamental e do Ensino Médio,
discutindo os limites éticos ao se utilizar dessa
tecnologia, as regras básicas de segurança, os
riscos que existem ao navegar na internet e como
lidar com essas situações. Não ficou fora dessa
proposta a discussão sobre bullyng e
cyberbullyng. Os alunos aprenderam que podem ser
vítimas ou autores da ação, dependendo de como
utilizam a web. Além desses assuntos, ensinamos as
formas de punições previstas na lei para esses e
outros casos, como o plagio, por exemplo. O
professor tem um papel importante neste novo
cenário, por isso deve estar atento à legislação e
às novidades.
É importante que a escola faça uso de filtros de
conteúdos e que, durante as pesquisas escolares, os
sites de interesse já estejam pré-selecionados pelos
professores, para que os endereços acessados pelos
alunos sejam seguros. A realização de trabalhos e
pesquisas por meio de webquests é uma ótima
alternativa. Cabe ao professor mostrar que a
finalidade da pesquisa é fornecer conhecimentos para
que os estudantes desenvolvam ser próprio
raciocínio, ressaltando que pesquisar não é apenas
copiar e colar.
Tomando-se os devidos cuidados e navegando com
responsabilidade, os alunos podem ter uma
experiência fascinante utilizando os recursos desta
rede, comunicando-se com as pessoas, participando de
comunidades virtuais, assistindo a vídeos on-line,
escutando músicas, fazendo downloads,
compartilhando arquivos, realizando pesquisas,
jogando, etc.
Os usuários da internet desfrutam desses recursos,
que trazem benefícios para a sociedade. Entretanto,
alguns internautas utilizam práticas destrutivas,
imorais e ilegais. Para alertar os estudantes sobre
esses problemas, o professor em sala de aula, pode
fornecer orientações que visam a segurança e a ética
na utilização desse fabuloso recurso, tais como:
•Manter o sistema operacional sempre atualizado.
•Instalar um antivírus no computador, mantendo-o
sempre atualizado.
•Colocar um antispyware, que evitará que
informações pessoais saiam do computador sem o
conhecimento do usuário.
•Deixar o firewall sempre ativado.
•Não divulgar senhas pessoais
•Tomar cuidado ao adicionar novos membros em lista
de contatos, tanto em comunicadores
instantâneos (Messenger e Skype), quando em comunidades virtuais (Orkut,
Live Spaces e
Facebook), pois os amigos virtuais podem ser bem diferentes na vida real.
•Ser cuidadoso ao fazer downloads, porque
eles podem conter vírus, principalmente os
arquivos executáveis (nomedoarquivo.exe - .pif - .bat - .scr - .com).
•Evitar abrir mensagens de estranhos (spam),
pois elas podem conter vírus ou anexos que
podem direcioná-lo para sites indesejáveis.
•Nunca clicar no campo lembrar senha, pois outras
pessoas podem ter acesso aos seus
dados pessoais.
•Não divulgar dados pessoais. sejam endereço.
documentos e fotos, pois pessoas mal-
intencionadas podem usá-los para fins ilegais.
•Tomar cuidado com quem se relaciona na internet.
•Respeitar as pessoas como gostaria de ser
respeitado. Ofensas, bullyng (cyberbullyng),
entre
outras formas de agressões, também existem na internet.
•Reforçar que a internet não é uma terra sem lei e,
em muitos casos, usuários com mas
intenções são penalizados legalmente perante a justiça.
•Ao se sentir incomodado com alguma situação
descrita anteriormente, o estudante deve
denunciar. Existem sites especializados para esses assuntos, por exemplo
o da associação
SaferNet:
www.safernet.com.br.
Sites interessantes para consultas
•Navegue Protegido:
www.navegueprotegido.com.br
•Movimento Internet Segura:
www.internetsegura.org
•Linha Defenciva:
www.linhadefensiva.org
Cartilhas sobre segurança e ética na internet
•Cartilha do grupo CDI:
www.cdipr.org.br/cartilha/
•Cartilha do HackerTeen:
www.hakerteen.com/pt-br/enjoy-it/cartilha-10-dialogo-virtual.html
•Cartilha de Segurança para Internet do CERT:
http://cartilha.cert.br
•Pilotando com segurança na internet (Seninha jogo
download):
www.navegueprotegido.com.br
Enfim, navegando com segurança e responsabilidade, a
internet pode propiciar momentos agradáveis de
aprendizagem, diversão e lazer. Cabe ao internauta a
tarefa de tomar os devidos cuidados para se proteger
e obter benefícios dessa maravilhosa tecnologia.
Monica Valls Indalêncio Moreira
Graduada em
Pedagogia e Coodenadora de Informática da Educação
Infantil e do Ensino Fundamental (!º ao 5º ano) do
Colégio Objetivo, além de fundadora do site
www.professoramonica.com.br.
Esmeraldo Caniloi Júnior
Graduado em Processamento de Dados e Coordenador de
Informática do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e
do Ensino Médio do Colégio Objetivo, além de
fundador do site
www.informaticaeducacional.com. |