24/7/2008 - Crianças aprendem sobre Internet, segurança e ética

 

Elas estão na rede, conectadas com o mundo, e usam muito bem as ferramentas que a tecnologia oferece. Embora ainda sejam muito jovens, as crianças do Ensino Fundamental 1 demonstram um desempenho bem avançado diante do ciberespaço. Elas têm e-mail, blogs, fotologs, batem papo em tempo real, estão no Orkut e no Youtube, acessam sites, chats, criam comunidades online, enfim, recebem e enviam informações com grande facilidade. Mas será que essas meninas e meninos têm dimensão dos perigos existentes na rede mundial de computadores?
“Não. Daí a necessidade de ensinar as regras básicas de segurança, os riscos que existem ao navegar na Internet e como lidar com essas situações”, afirma a coordenadora de Informática do Ensino Fundamental 1, Mônica Moreira. Foi essa a preocupação que deu origem à aula especial sobre Internet, segurança e ética, na qual foram dadas todas as orientações para que ninguém seja vítima e nem culpado de pragas e crimes eletrônicos, cada vez mais comuns.

Boa ou ruim?
“Eu entendi que a Internet pode ser boa ou ruim, desde que você saiba o que está fazendo”, concluiu a aluna do 5º ano, Gabriela, depois da palestra. Para que os alunos compreendessem a importância do conteúdo abordado, os professores utilizaram vídeos animados e slides que empregavam uma didática apropriada à idade deles. Com isso, foi explicado o que é a Internet, quais são os seus recursos, formas de troca de informações e de conexão.
Mônica Moreira alertou as crianças sobre o quê e com quem conversar em salas de bate-papo e mensageiros instantâneos, bem como o que enviar por e-mail. Além disso, também ensinou a desconfiar das mensagens que chegam via correio eletrônico, com links suspeitos que podem conter vírus, orientando também sobre o roubo de informações, cada vez mais constante na rede.

Bullying
Não ficou de fora dessa proposta a discussão sobre bullying – termo em inglês que caracteriza a agressão verbal ou psicológica intencional e repetida que causa dor, angústia, isolamento e intimidação, por exemplo. Muito comum entre crianças e adolescentes, o bullying encontra na Internet um meio fácil de propagação por meio da difusão de apelidos, calúnias, discriminações e outras formas de humilhação, e por isso já ganhou a denominação de cyber-bullying.
Os alunos aprenderam que podem ser vítimas ou culpados, dependendo de como utilizam a web. As formas de punição previstas em lei para esse e outros casos, como o plágio, também foram expostas na aula. “O grande desafio é conscientizar as crianças de que alguns comportamentos na utilização dos meios eletrônicos podem gerar punições. Cabe a nós, professores, ajudar as crianças a entender como funciona a rede e a selecionar os conteúdos acessados”, disse Mônica.
“Entendi que temos de respeitar os direitos das outras pessoas, não copiar textos e não falar mal dos outros”, expôs a aluna Marina, do 4º ano. Pelo jeito, ela entendeu bem a lição, pois argumenta: “Não devemos fornecer nosso nome completo nem dar endereço e telefone e usar a Internet para pesquisas escolares e jogos educativos, sempre adequadamente.”
Os alunos ficaram surpresos com o que aprenderam sobre os direitos e deveres no uso correto e responsável da Internet. Para eles, foi importante aprender mais essa lição, da qual participaram ativamente.


<< Voltar


Google

© 2006 / 2013 - professoramonica.com.br - Todos os direitos reservados - Melhor visualização 800 x 600